quarta-feira, 24 de novembro de 2021


 SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM

Você já conhece o SBClass?

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem é uma política pública nacional que funciona como ferramenta de apoio aos turistas e mecanismo de padronização de serviços de hotelaria. 

O crescimento da atividade turística e a intenção do governo em manter a lucratividade que o setor trazia, fez com que o Estado buscasse formas de implementar ferramentas de classificação da rede hoteleira. Os primeiros casos da tentativa dessa implementação ocorreram em 1970, quando o setor turístico brasileiro entrou em ascensão. 

Segundo Castelli (2003), existem três modelos de classificação, são eles: a autoclassificação, a classificação privada e a classificação oficial.

A autoclassificação é quando um estabelecimento se classifica sem um comparativo com outros empreendimentos, enquanto, a classificação privada ocorre por meio de parâmetros pautados em uma organização privada, fazendo com que os outros estabelecimentos se adequem a requisitos para classificar-se. A classificação oficial, diferente das outras, é implementada por autoridades responsáveis e obedece a requisitos, modelo utilizado para o SBClass. 

Os requisitos para a classificação dos empreendimentos são diversos, e por eles que se dá a classificação com as estrelas. Por exemplo, a classificação três estrelas de um hotel precisa de menos requisitos à classificação cinco estrelas. Quanto mais requisitos o empreendimento cumprir, maior é seu grau de classificação por estrelas. 

Você sabia dessas formas de classificação hoteleira? Deixe nos comentários sua opinião!!

Siga-nos no Instagram: @labturnx

Siga o Instagram oficial do curso: @turismounemat

Acompanhe nosso Facebook: https://www.facebook.com/Labtur-107169041558472/ 

Para saber mais: https://www.scielo.br/j/tva/a/WwtmWkMbBTckt5zgbrV9KsN/?format=pdf&lang=pt

Fonte da Imagem: IFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário