O turismo é uma atividade que abrange vários setores da economia, e por esse motivo sofre impactos frequentes. Além do impacto econômico que o turismo pode sofrer, há outros impactos que acontecem no setor, são eles: mudanças climáticas, instabilidade política, adventos epidêmicos ou pandêmicos, dentre outros. Mas, apesar de tantos impactos já encontrados no setor, surgem ainda a saturação e a rejeição ao turismo em alguns destinos.
Esses dois impactos que tem surgido e afetado o turismo nos últimos anos, estão relacionados com a questão sustentável do turismo. Em alguns destinos, a grande massificação e circulação de pessoas tem gerado o que se chama “turismofobia”, por consequência dos impactos ambientais, econômicos e sociais que o crescimento da atividade turística tem causado.
Exemplos de destinos turísticos saturados são vistos principalmente na Europa, em destinos como Berlim, Veneza e Lisboa.
A forma mais eficaz para conter a rejeição ao turismo ou a saturação, é fundamentalmente por meio de políticas públicas de estruturação para tornar destinos saturados em destinos sustentáveis.
O que acha sobre isso? Deixe sua opinião aqui nos comentários! 😃
Siga-nos no Facebook: Labtur
Siga nosso Instagram: @labturnx
Siga também: @turismounemat
Para saber mais: https://www.scielo.br/j/rbtur/a/jzkrLthTWxSdmSVf9LgwrFR/?lang=pt&format=pdf
Fonte da imagem: Spotted by locals
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário