quarta-feira, 20 de outubro de 2021


 O TURISMO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O clima é um dos fatores de maior influência para a atividade turística, sendo um dos responsáveis pela sazonalidade do fluxo de pessoas em destinos turísticos. 

A partir da revolução industrial, com o crescimento de cidades, construção de indústrias, utilização de combustíveis fósseis, dentre outros fatores, o mundo tem sofrido com o chamado aquecimento global. A grande concentração de poluição faz com que haja mudanças climáticas em todo o mundo. 

Essas mudanças climáticas afetam o turismo e impactam os destinos. Por exemplo, nos destinos de turismo de sol e praia, que em certas épocas do ano recebia muitos turistas, já não é mais propício. 

Entretanto, há certa culpa do próprio setor turístico quanto a essas mudanças climáticas. No que diz respeito ao deslocamento de pessoas, é preciso utilizar meios de transportes que usam dos combustíveis fósseis e contribuem com o efeito estufa com a liberação de dióxido de carbono (CO2); no destino, a grande concentração de pessoas causa um acúmulo de lixo maior que o suportado; então, os impactos ambientais são diversos e agregam grande culpa ao turismo em relação ao aquecimento global.

Nesse sentido, a ideia de turismo sustentável é defendida para reduzir os impactos, preservar o meio ambiente, controlar o turismo de massa, reduzir a degradação de atrativos naturais, dentre outras coisas que possibilitam que o setor turístico não seja um agravante das mudanças climáticas. 

Qual a sua opinião sobre esse tema? Deixe aqui nos comentários!

Siga o Labtur no Instagram: @labturnx
Siga também o Instagram oficial do curso: @turismounemat
Acompanhe o Labtur no Facebook: https://www.facebook.com/Labtur-107169041558472/

Fonte: https://www.scielo.br/j/rbtur/a/BHCdF9nbrCvyGJB6xStkZfD/?lang=pt

Fonte da imagem: Angela Fey - Bio Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário