HOSPITALIDADE, URBANIDADE E TURISMO
O que é hospitalidade?
A palavra hospitalidade tem origem no latim ‘hospitium’ que significa dar abrigo ao estrangeiro. O conceito de hospitalidade não é diferente a origem da palavra, que é acolher, ser gentil, receber bem a quem não se conhece.
A hospitalidade era muito mais clara nas sociedades e populações rurais, quando antes do êxodo rural, era a maioria. Era mais comum que as famílias se conhecessem, as mães levavam cestas com doces feitos por elas mesmas à quem chegava na vizinhança, tinha mais confiança e o fator ‘receber bem’ era sempre mantido.
Com a introdução da tecnologia, as pessoas em busca de empregos melhores, se deslocavam para as cidades. Com o aumento populacional nos meios urbanos, essa hospitalidade e carisma que se tinha no meio rural, diminuíram. As pessoas, sem tempo, sempre atrasadas, trabalhando muito, não tem tempo para serem hospitaleiras.
Essa mudança radical que aconteceu por causa do mundo de tecnologia, afetou também o setor turístico, de forma que os turistas não se sentem bem em alguns destinos, ou em certos estabelecimentos e em alguns atrativos, e por isso não voltam mais onde não foram bem recebidos. Entretanto, alguns turistas nem percebem que alguns estabelecimentos ou destinos, não foram hospitaleiros, por consequência de estarem acostumados a viver sem a hospitalidade.
Mesmo que algumas pessoas tenham se adaptado ao novo modo de vida, uma parcela dos turistas ainda desejam ser bem recebidos, e por isso grande parte dos destinos, percebendo que a hospitalidade é importante, os destinos que adotam ‘o bem receber’ sendo algo primordial, conseguem transformar os turistas em clientes fieis, e a hospitalidade passa a ser algo feito com prazer.
Gostou do conteúdo?
Então siga-nos no Instagram @labturnx e acompanhe nosso Facebook pelo link https://www.facebook.com/Labtur-107169041558472/
Siga também: @turismounemat
Fonte da imagem: Blog Tindo
Nenhum comentário:
Postar um comentário