quarta-feira, 22 de setembro de 2021

CICLOTURISMO
Você já ouviu falar em Cicloturismo?
Existem dois tipos de cicloturismo, quando se utiliza a bicicleta como meio de transporte em toda a viagem ou quando a bicicleta é utilizada como meio de transporte para passeios turísticos pela cidade, que podem ser chamados de cicloviagem e clicoturismo urbano, respectivamente.
Na Europa, o uso da bicicleta para passeios turísticos tem sido bastante utilizada e valorizada. As políticas públicas em relação ao uso da bicicleta na Europa tem favorecido principalmente a saúde, por isso há investimentos na infraestrutura de ciclovias, ciclofaixas e também das chamadas cicloviagens (utilizadas para o deslocamento de bicicleta de uma cidade para outra).
No Brasil, o cicloturismo ainda está em crescimento, aqui se entende que esse segmento está relacionado diretamente com o turismo de aventura, por isso os investimentos em infraestrutura urbana para bicicletas ainda não entrou em evidência.
Um exemplo de cicloturismo no Brasil é no Vale do Europeu, em Santa Catarina. É um circuito turístico que compreende vários pontos, como a Rota do Enxaimel e a Cachoeira Véu de Noiva.
Portanto, o cicloturismo como forma de deslocamento e de alternativa para passeios turísticos, é muito interessante para as regiões que promovem o turismo de aventura e o ecoturismo, e também para as capitais, tanto para reduzir o fluxo gigantesco de automóveis, quanto para beneficiar os turistas que desejam ter novas experiências.
Em Campinápolis (MT), temos um grupo que pratica o cicloturismo. Interessante não é?
O que você acha desse segmento? Você praticaria? Deixe sua opinião aqui nos comentários!!
Siga-nos no Instagram: @labturnx
Siga também: @turismounemat
Acompanhe nosso Facebook clicando aqui
Fonte da imagem: Pedala Gente (na imagem uma representação do circuito de cicloturismo no Vale do Europeu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário