quarta-feira, 9 de junho de 2021


REALIDADE VIRTUAL NO TURISMO: CONHEÇA ESSA TENDÊNCIA
Todo mundo já ouviu falar em internet, pois é por meio dela que estamos nos comunicando, mas quem já ouviu falar em realidade virtual?
Realidade virtual é um tema novo para muitas pessoas e bem complexo. Mas para entendermos o que é realidade virtual, vamos imaginar que vivemos dentro de um jogo de video game, nós somos os personagens do jogo e o mundo em que vivemos é totalmente virtual, como na tela de um computador. A realidade virtual funciona assim, ela se trata de um campo tecnológico que faz com que a gente se transporte para um mundo virtual, através de aparelhos, fones de ouvido, óculos 3D, etc.
Agora que entendemos o que é realidade virtual vamos coloca-la como ferramenta do turismo. No turismo, a tecnologia é muito importante, por meio da internet conseguimos comprar passeios, passagens aéreas, reservar hotéis e milhares de outras coisas. Mas e a realidade virtual, onde se encaixa? Ela aparece quando procuramos fotos e vídeos de destinos turísticos no nosso computador, ou quando procuramos no Google Maps como é o destino que desejamos. Esta é a forma caseira da realidade virtual no turismo, chamada de não-imersiva.
Existe também, outra forma de utilizar da realidade virtual no turismo que é chamada de imersiva. Ela é bastante diferente da não-imersiva e é de difícil acesso, mas empresas de turismo como agências de viagem e até mesmo parques já utilizam dela. As agências de viagem podem utilizar da realidade virtual com óculos 3D, sensores e aparelhos que são conectados ao turista para que ele possa conhecer e sentir um pouco do lugar, antes de ir até o destino. E dessa maneira incentivar a compra de um pacote de viagem. 
Na Disney, por exemplo, utilizam aparelhos de realidade virtual para que o turista sinta como se estivesse dentro do filme Avatar, tornando a tecnologia um dos atrativos.
Podemos perceber que a realidade virtual, é uma ferramenta incrível para impulsionar o turismo, pois através dela empresas de agenciamento, parques, hotéis e atrativos conseguem transmitir ao turista como será a experiência dele no destino, ou então, tornar a experiência no destino, inesquecível.

Para acessar o artigo da pesquisa clique em Saiba Mais
DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v11i4p908
Fonte da imagem: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário